O MOVIMENTO NO BRASIL

35º COMECELESP

NOVEMBRO / 2.015

Vídeo: Palestra com Maria Túlia Bertoni - Três Lagoas-MS

NOVEMBRO / 2.015

HERCULANO PIRES EM MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

NOVEMBRO / 2.015 - Eliana Haddad (Correio Fraterno)

Com a presença de representantes do movimento espírita e familiares, a Biblioteca Mario de Andrade apresentou na noite de 27 de outubro, como parte da 29ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa-metragem Herculano Pires, um convite para o futuro (Versátil Home Vídeo), do cineasta Edson Audi.

Audi, que desencarnou em agosto (2015), passou cerca de dois anos trabalhando na preparação do filme, mergulhando na leitura e estudo das obras do professor, jornalista e filósofo José Herculano Pires, expoente na análise da codificação espírita, trazida por Allan Kardec no século 19.

O documentário (72 minutos) resgata o trabalho e o pensamento de Herculano, reunindo vídeos, fotos e áudios. Com grande sensibilidade, Audi utilizou vários depoimentos importantes de familiares, jornalistas e militantes espíritas, que conviveram ou não com Herculano, mas todos cientes da importância de sua obra que divulga o espiritismo em sua essência, desbravando terrenos do conhecimento e contextualizando a mensagem espírita em áreas diversas como a pedagogia, ciência, filosofia, história e literatura, dentre outras, abrindo caminhos para o estudo mais aprofundado do espiritismo.

Seguindo a programação da Mostra, haverá ainda mais duas apresentações, nos dias 31/10 e 4/11. O filme, depois, será distribuído pela Paris Filmes.

TODOS UNIDOS PELA PAZ - LBV - Brasília, DF

OUTUBRO/2.015

Foi iniciada no dia 14 de outubro a semana “Todos unidos pela Paz” no espaço principal do Templo da Boa Vontade (pirâmide da Legião da Boa Vontade), em Brasília. O objetivo é promover a prece ecumênica e uma saudação para um novo dia de trabalho. O evento foi iniciado com a participação e exposição sobre Deus, por Antonio Cesar Perri de Carvalho, representando espíritas, como membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier e do CEI. O encerramento contará com uma solenidade no día 21 com apresentações de ações da LBV. Informações: http://www.tbv.com.br

ASSOCIAÇÃO MÉDICA-ESPÍRITA DE SÃO PAULO

OUTUBRO/2.015

CESAR PERRI E O 29º Encontro Espírita da Região Tocantina - Imperatriz, MA

OUTUBRO/2.015

A cidade de Imperatriz (Maranhão) sediou o 29º Encontro Espírita da Região Tocantina, nos dias 25 a 27 de setembro. O programa tendo como tema central “O Céu e o Inferno. 150 anos de esperanças e consolações”, contou com palestra de abertura por Antonio Cesar Perri de Carvalho (DF) que juntamente com Eden Lemos (RN) e Cosme Massi (Pr) desenvolveram os temas durante os dias subsequentes e atenderam a perguntas. Houveram entrevistas para rádios e TV local. Compareceram representantes dos oito centros da cidade e de toda a região. O evento foi realizado na sede da OAB e foi coordenado por Ana Celis, do Conselho Municipal Espírita de Imperatriz e apoiado pela Federação Espírita do Maranhão, contando com o comparecimento do presidente Osmir Freire, do vice José Lopes e do diretor Fábio Carvalho. Na tarde do dia 27, a FEMAR promoveu um diálogo dos dirigentes de centros com Cesar Perri. 

NEPE

OUTUBRO/2.015

O que é o NEPE?

 

Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho

 

JUSTIFICATIVA

 

Considerando a questão 625 de O Livro dos Espíritos, que esclarece ser Jesus o Guia e Modelo da humanidade, bem como a revelação dos Espíritos Superiores quanto ao papel de Cristianismo Redivivo atribuído ao Espiritismo;

 

Considerando a preocupação do Codificador em explicar e desenvolver as máximas morais encontradas nos Evangelhos, e no Novo Testamento, de modo geral;

 

Considerando a necessidade de o espírita compreender a mensagem do Mestre, de modo a conformar sua conduta à conduta do Cristo; e

 

Considerando as graves responsabilidades da Federação Espírita Brasileira, no fomento de atividades pertinentes ao estudo, prática, difusão e vivência do Evangelho à luz da Doutrina Espírita;

 

Foi criado pela Federação Espírita Brasileira o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho – NEPEdestinado a concentrar os esforços federativos na direção da compreensão mais dilatada dos textos do Novo Testamento, com vistas à sua aplicação moral individual e coletiva.

 

FUNDAMENTAÇÃO

 

 A fundamentação, tanto do estudo e da pesquisa dos textos do Novo Testamento, quanto da necessidade de criação do citado Núcleo se encontram em ponderações do próprio Codificador:

 

“Todo o mundo admira a moral evangélica; todos lhe proclamam a sublimidade e a necessidade (…). Poucos, no entanto, a conhecem a fundo e menos ainda são os que a compreendem e sabem deduzir as suas consequências. A razão disso está, em grande parte, na dificuldade que apresenta a leitura do Evangelho, ininteligível para grande número de pessoas”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item I)

 

 “Muitos pontos do Evangelho, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que nos faculte compreender o seu verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo, como já puderam convencer-se os que o estudaram seriamente, e como todos o reconhecerão melhor ainda, mais tarde”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item I)

 

“Para se compreenderem certas passagens dos Evangelhos, é necessário que se conheça o valor de várias palavras neles frequentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Já não tendo para nós o mesmo sentido, essas palavras muitas vezes tem sido mal interpretadas, causando isso uma espécie de incerteza”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item III)

 

OBJETIVOS

 

 O NEPE tem por objetivos:

 

 I – Realizar estudos, pesquisas e traduções dos textos bíblicos, bem como da literatura afim, com vistas à maior compreensão dos ensinos de Jesus;

 

II – Fomentar atividades de compartilhamento de estudos e informações, com a consequente criação de uma rede (virtual e real) de interessados na compreensão dos textos bíblicos;

 

III – Agregar amplo acervo bibliográfico e documental (Biblioteca do NEPE), contendo obras espíritas e obras de eruditos bíblicos (Bíblias, Atlas Bíblicos, Dicionários, Comentários, etc), com vistas ao cumprimento das finalidades do NEPE.

 

IV – estimular a publicação de material decorrente dos referidos estudos e pesquisas, utilizando-se dos mais diversos veículos de comunicação e divulgação (Livros, CD’s, DVD’s, Internet, TV, Rádio, e outros).

 

Comissão:

 

A Comissão de Administração é composta por: Haroldo Dutra Dias (coordenador), Célia Maria Rey de Carvalho (sub-coordenadora), Flávio Rey de Carvalho (secretário), Affonso Chagas Correa, Ricardo de Andrade T. Mesquita, Wagner Gomes Paixão e Simão Pedro de Lima.

12º CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - Vitória/ES

OUTUBRO/2.015

A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo realizou, de 18 a 20 de setembro, o 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo, com o tema central “Justiça Divina. 150 anos do livro O céu e o inferno”.  Na abertura houve apresentação do coral “Renascer” e conferência por Antonio Cesar Perri de Carvalho. Nos dias seguintes ocorreram mesas com atuação de Sandra Borba, Carlos Augusto Abranches, Haroldo Dutra Dias, Leila Brandão, Suely Caldas Schubert, e Cylene Guida. O presidente da FEB fez saudações na abertura e encerramento do evento. Houve transmissão ao vivo pela FEBtv e Web Rádio Fraternidade. Com quase 1.200 inscritos, o evento foi coordenado por Dalva Silva Souza e Maria Lúcia Resende D.Faria, respectivamente, presidente e vice-presidente da FEEES.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS THEREZINHA OLIVEIRA

OUTUBRO/2.015

Dia 26 de setembro, sábado, às 19.30 horas,  na cidade de Americana, na Rua Heitor Siqueira 820, Jardim São José (Praia Azul), surgirá mais um ponto de luz, o Centro de Estudos Espíritas Therezinha Oliveira.
 
É um preito de gratidão à saudosa irmã, Professora Therezinha Oliveira, desencarnada em 28 de agosto de 2013 e que deixou entre nós as marcas profundas de dedicação à tarefa de divulgar o Consolador.
 
Solicitamos  a gentileza de divulgar este memorável evento.
 
CONTATO: Valdecir Borges, celular: 19-99951-4596

CÉSAR PÉRRI - Centro Espírita “Irmã Angélica” - ARAÇATUBA/SP

AGOSTO/2.015

Na noite do dia 5 de agosto, com apoio das USEs Municipal e Regional de Araçatuba, foi realizada a palestra "Evangelho para os simples", por Cesar Perri (DF) nas dependências do Centro Espírita Irmã Angélica, Araçatuba. Na abertura, um dos dirigentes, Gregório Carlos Rodrigues, fez homenagem a tios do expositor, o casal Belks e Pedro Perri, fundadores do Centro anfitrião. O evento foi transmitido ao vivo pela webtv Rede Amigo Espírita. O jornal local "Folha da Região" publicou artigo sobre o tema da palestra, de autoria do visitante. Este será entrevistado pela Rádio Bandeirantes local. Informações: https://www.facebook.com/pages/Use-Regional.

 

* De 09 a 12 Out, o 1º Sec. do CEI, estará entre nós, na região de JUNDIAÍ/SP, proferindo suas palestras. Aguardemos!

4º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro - RIO DE JANEIRO/RJ

AGOSTO/2.015

MEDNESP 2015. CONGRESSO MARCA CONSOLIDAÇÃO DO MOVIMENTO MÉDICO-ESPÍRITA. GOIÂNIA, GO.

JULHO/2.015 - Por: Giovana Campos

Aconteceu entre os dias 3 e 6 de junho, no Centro de Convenções de  Goiânia, a 10ª edição do Congresso Médico-Espírita do Brasil, o  MEDNESP 2015. Reconhecidamente, o maior evento de saúde e espiritualidade do planeta, o evento foi como sempre pautado nos  avanços da ciência em se explicar a espiritualidade, mas teve um  grande diferencial: as homenagens realizadas à fundadora das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional, Dra. Marlene  Nobre.
Logo na abertura, um vídeo produzido pelo sr. Oceano Vieira, da DVD  Versátil, apresentou falas e momentos da Dra. Marlene com a família  biológica e espiritual, defendendo as causas militadas por todos os  médicos espíritas. Ao final do vídeo e ainda sob forte emoção, o  coordenador do evento, Dr. Vicente Pessoa Jr, vice-presidente da  AME-Goiás, presenteou o filho da Dra. Marlene, Dr. Marcelo Freitas Nobre, com um quadro com a imagem da idealizadora das AMEs.
Na sequencia, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás presenteou a quase  1,9 mil presentes com momentos de grande beleza e criatividade  musical. E como, não podia deixar de ser, uma grande palestra deu  brilho à solidificação do novo paradigma: o psiquiatra Sérgio Lopes,  fez as palavras iniciais relatando o aniversário de 20 anos da  AME-Brasil, citando o crescimento e expansão por todo o território  brasileiro, hoje marcado por 58 Associações Médico-Espíritas.


Quatro auditórios
A partir da quinta-feira, dia 4, o público teve a satisfação de  conferir a palestra magna do Dr. Décio Iandoli Jr falando sobre Da  Alma ao Corpo Físico, tema de seu livro homônimo, que foi autografado  logo após sua explanação.
Daí em diante, o público se dividiu entre os quatro auditórios  existentes:  Marlene Nobre, com temática mais popular, Dois Williams,  foco em pura ciência, Hahnemann, voltado para a homeopatia e temas  vibracionais e Bezerra de Menezes, com temas diversos.
As discussões variavam sobre a bioética espírita, a importância de uma  gestação segura, combate ao aborto, nuances da pediatria e  adolescência sob a ótica do espírito imortal, as doenças psiquiátricas  e suas relações com a espiritualidade, as dependências afetivas e  química, a mediunidade, física quântica e saúde, os cuidados  paliativos ao final da vida, a reencarnação e a incessante tarefa de evoluir sempre através dos tempos.


Autógrafos
Muitos lançamentos também marcaram esta edição do MEDNESP.  Os profissionais de saúde presentes no evento autografaram suas mais  recentes obras que unem a ciência e o espírito, a saber: Na Viagem da  Vida, do Dr. Roberto Lucio Vieira de Souza; Reconciliação, do Dr.  Andrei Moreira de Souza, Aquém e Além do Tempo, do psicólogo Gelson  Luís Roberto, Da Alma ao Corpo Físico, de Décio Iandoli Jr; Conectando  Ciência, Saúde e Espiritualidade ? volume 3, e a Cartilha do  Envelhecimento Sadio, ambos do Dr. Carlos Durgante e Embriologia e Fetologia da Alma, do Dr. Romário Mello.

 
Seminário Internacional
O Seminário Internacional foi um evento acadêmico, chancelado pela  PUC-Goiás, voltado ao público interessado em conhecer e atualizar-se  nos tópicos Medicina e Espiritualidade e Medicina e Imortalidade. O Seminário Internacional, por ter característica de evento acadêmico,  teve inscrições à parte, de custo acessível aos já inscritos no  MEDNESP e permitiu ao público brasileiro ver reunidos em seu auditório  pesquisadores do porte de Pin Van Lommel (Holanda), Mario Beauregard  (Canadá / USA), Giancarlo Lucchetti (UFJF), Mario Peres (UNIFESP),  Alexander Moreira-Almeida (UFJF) e Leonardo Caixeta (UFG). Os temas apresentados pelos palestrantes internacionais como o Cérebro  Espiritual, de Mario Beauregard e Experiências de Quase-Morte, com Pim  Van Lommel foram os mais aguardados do dia.
 
Todo o evento foi filmado e terá seu conteúdo disponível através de  pen drives, que podem ser adquiridos na loja virtual da AME-Brasil  www.amebrasil.org.br

Programação 1º de Maio (1880 - 1918)

ABRIL/2.015 - Lar de Eurípedes / Colégio Allan Kardec

     

O Grupo Espírita Esperança e Caridade - GEEC - e o Lar de Eurípedes, convidam para as comemorações na data de nascimento do querido professor.

 

Dia 01 – Sexta-Feira

07:00 h - Hora da Saudade: Lembranças da vida de Eurípedes

(Local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

09:00 h – Atividades comemorativas dos quarenta anos da Escola Eurípedes Barsanufo.

(Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

14:00 h - Culto aos Caravaneiros

(Local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

14:30 h - "Flashes" de Eurípedes Barsanulfo

(Local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

20:00 h - Palestra com Dr. Rodrigo Bassi (da cidade de Sorocaba/SP)

(Local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro) 

 

Dia 02 - Sábado

08:30 h - às 17:00 h - Seminário – Evangelização de Espíritos

(Local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

19:30 h - Sarau (Alunos da Escola E. Barsanulfo e Mocidade Espirita do GEEC)

(Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

Dia 03 – Domingo - Atividades normais da Casa

 

09:00 h - Culto do Evangelho e Evangelização Crianças e Jovens.

 

10:00 h - Vibrações no Jardim do Colégio Allan Kardec

 

TUDO SERÁ abrilhantado com o Coral Corina Novelino e Aparecida Rebelo Novelino.

HOMENAGEM

FEVEREIRO/2.015

     No período da manhã do sábado, dia 7 de fevereiro, ocorreu na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, o Seminário com os temas: “Vida e obra de Guillon Ribeiro”, por Hélio Ribeiro Loureiro  (Ceerj); “Vida e obra de Joaquim Carlos Travassos – 140 anos da tradução de O livro dos espíritos”, por Danilo Villela (Cruzada dos Militares Espíritas).

 

   Além dos expositores integraram a mesa o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho que fez uma saudação e o diretor Affonso Soares, que coordenou o seminário. Compareceram mais de dez familiares, incluindo netos e bisnetos do ex-presidente Guillon Ribeiro. O evento foi transmitido ao vivo pela FEBtv. No primeiro andar do prédio foi inaugurada uma nova exposição sobre a FEB, com ênfase no trabalho dos dois tradutores históricos das obras de Allan Kardec.


     No dia 7 de março, às  10h30, será promovida homenagem no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antônio do Descoberto (GO). 

PAZ

Editorial do Portal da FEB sobre PAZ Brasília, DF - Antonio Cesar Perri de Carvalho é Presidente da FEB - FEVEREIRO/2.015

     No mundo em geral e em nosso próprio país tem crescido os índices de violência e de desrespeito ao homem. Sinais dos tempos? Os espíritos nos alertam para este cenário que incluem desde os transtornos pessoais aos socioeconômicos e políticos.


     Há muito tempo Emmanuel escreve mensagens como, por exemplo: “Cada homem deve encarregar-se do trabalho que lhe compete. A guerra de nervos traz ameaças, gritos, terrores, bombas, incêndios, metralhadoras, mas o defensor do Bem traz o caráter firme, solidificado na confiança em Deus e em si mesmo.


     O discípulo do Senhor não ignora que os cristãos morreram nos circos, de mãos vazias, mas na qualidade de combatentes pelo Bem e pela Verdade. Nestas horas de apreensões justas, recordai as palavras serenas do Mestre: – “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis”.


    Na Reunião Ordinária do CFN da FEB, de novembro de 2014, Bezerra manifestou-se pela psicofonia de Divaldo e foi muito incisivo: “Estes são dias de turbulência. A sociedade terrestre, com a inteligência iluminada, traz o coração despedaçado pela angústia do ser existencial. Momento grave na historiografia do processo evolutivo, quando se operam as grandes mudanças para que se alcance a plenitude na Terra, anunciada pelos Espíritos nobres e prometida por Jesus.” Ele alertou para situações gerais e inclusive dentro da Seara Espírita.


     No início de janeiro deste ano, no dia dos atentados terroristas em Paris, Vianna de Carvalho escreveu: “Merece, neste grave momento, igualmente, recordar-se a frase de Jesus: – Eu venci o mundo! Todos desejam, por ignorância, vencer no mundo. Ele não foi um vitorioso no cenário enganoso do mundo, mas o triunfador sobre todas as suas ainda perversas injunções. O terrorismo passará como todas as vitórias da mentira, das paixões inferiores e da violência, porque só o amor é portador de perenidade.”


     Há mais de dez anos o Conselho Federativo Nacional da FEB aprovou a Campanha “Construamos a paz promovendo o bem!” disponível em folheto e arquivo digital. Há transcrições de obras de Allan Kardec e de Emmanuel. Destacamos uma frase do Codificador: “O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”, extraída de O evangelho segundo o espiritismo. Este material do CFN da FEb deve ser trabalhado em vários níveis, do pessoal ao coletivo.


     Fica claro que a desejada paz no mundo depende e se inicia com a paz interior, com o respeito ao próximo: no lar, no trabalho, nas ruas e, inclusive, dentro do Movimento Espírita. As tentativas de turbulências ocorrem em todas as áreas.


     São oportunos os comentários de Divaldo em jornal de Salvador: “A criatura humana é a medida das suas aspirações morais e espirituais que a projetam no rumo da iluminação. Parece uma ingenuidade aspirar-se por iluminação interior, paz no coração, quando pairam sobre quase todas as cabeças as espadas de Dâmocles prestes a decepá-las. São, no entanto, as propostas ingênuas do amor, conforme preconizadas por Jesus Cristo, que proporcionam bem-estar, alegria de viver, trabalho no bem, fraternidade no seu mais amplo sentido. Assim viveu o inesquecível Poeta galileu, amando numa época hostil como a nossa. Podemos tentar?”

MOMENTOS DE CONCILIAÇÃO

Antonio Cesar Perri de Carvalho é Presidente da FEB - JANEIRO/2.015

          A passagem de ano assinala o mundo com variadas conturbações, mas surgem notícias alvissareiras que representam esforços para o bem geral e para a paz.


          Nos últimos dias vieram à tona informações sobre o reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, simultaneamente informado pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro, depois de 18 meses de negociações, e após 53 anos de terríveis isolamento e contendas.
Na mensagem de Natal dirigida à nação, a rainha Elizabeth II destaca a importância da reconciliação com a Escócia, depois do plebiscito sobre a independência do Reino Unido: “muitos se sentiram desapontados, enquanto outros se sentiram aliviados, e unir essas diferenças vai levar tempo”. E também lembrou o centenário do momento de confraternização num jogo de futebol que uniu espontaneamente soldados britânicos e alemães, durante a 1ª. Guerra Mundial: “Sem nenhum comando ou instrução, os tiros cessaram e os soldados e encontraram na terra de ninguém para tirar fotos e trocar presentes. Isso foi uma trégua de Natal”.


          O papa Francisco – que luta por grandes transformações e por simplicidade – em viagem à Turquia visitou a principal autoridade da Igreja Ortodoxa na Mesquita Azul de Istambul. Seu esforço é pelo diálogo entre as religiões. O papa renovador protagonizou um momento surpreendente no evento de confraternização de Natal com os líderes da Igreja Católica. Durante o encontro, Francisco fez duas críticas à Cúria Romana: “falou da ‘doença do lucro mundano’, da ‘rivalidade’, da ‘glória vã’, do ‘terrorismo das fofocas’, que destrói reputações; da ‘doença dos covardes’, que falam por trás; ‘daqueles que tratam os chefes como seres divinos para subir na carreira’, e citou o ‘mal do poder e do narcisismo’”. O papa Francisco surpreendeu ao pedir que os cardeais façam um exame de consciência.


         Em síntese, exceção feita à postura do Papa que claramente sinaliza para uma real conciliação com os valores evangélicos, as demais recentes manifestações, por motivos variados, também acabam por reforçar a ideia da conciliação e, quiçá, do respeito e da solidariedade.


         Durante recente Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, Bezerra se manifestou pela psicofonia de Divaldo alertando para o“Momento decisivo” que vivemos no mundo, no país, e no Movimento Espírita:
“Nosso amado planeta, ainda envolto em sombras, permanece na sua categoria de inferioridade porque nós, aqueles que a ele nos vinculamos, ainda somos inferiores, e à medida que se opera nossa transformação moral para melhor, sob a égide de Jesus, nosso modelo e guia, as sombras densas vão sendo desbastadas para que as alvíssaras de luz e de paz atinjam o clímax em período não muito distante. [...] É um momento de siso, de decisões, para a paz no período do porvir. [...] Recordai-vos de que o Cristianismo nascente experimentou também inúmeras dificuldades. A palavra revolucionária do apóstolo Paulo, a ruptura com as tradições judaicas ainda vigentes na igreja de Jerusalém, geraram a necessidade do grande encontro, que seria o primeiro debate entre os trabalhadores de Jesus que se espalhavam pelo mundo conhecido de então. [...] No momento grave, quando uma ruptura se desenhava a prejuízo do Bem, a humildade de Simão Pedro, ajoelhando-se diante da voz que clamava em toda parte a Verdade, pacificou os corações e o posteriormente denominado Concilio de Jerusalém se tornou um marco histórico da união dos discípulos do Evangelho. [...] Abençoados servidores! Abençoadas servidoras da Causa! Amai! Amai com abnegação e espírito de serviço a Doutrina de santificação, para que os vossos nomes sejam escritos no livro do Reino dos Céus e possais fruir de alegrias, concluindo a etapa como o Apóstolo das Gentes, após haverdes lutado no bom combate. [...] O mundo necessita de Jesus, hoje mais do que ontem, muito mais do que no passado, porque estamos a caminho da intuição, após a conquista da razão, para mantermos sintonia plena com Aquele que é o nosso guia de todos os dias e de todas as horas.”


Mas, logo no início incita-nos: “Que o espírito de união, de fraternidade, leve-nos todos, desencarnados e encarnados, à pacificação, trabalhando essas anfractuosidades para que haja ordem em nome do progresso”.


O notável exegeta Emmanuel, comenta no texto “Conciliação”, o trecho de Jesus: “Concilia-te - depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça, e te encerrem na prisão.” (Mateus. Cap. 5, v. 25.), e destaca: “Muitas almas enobrecidas, após receberem a exortação desta passagem, sofrem intimamente por esbarrarem com a dureza do adversário de ontem, inacessível a qualquer conciliação. A advertência do Mestre, no entanto, é fundamentalmente consoladora para a consciência individual. Assevera a palavra do Senhor - “concilia-te”, o que equivale a dizer “faze de tua parte”. [...] Trabalha, pois, quanto seja possível no capítulo da harmonização, mas se o adversário te desdenha os bons desejos, concilia-te com a própria consciência e espera confiante”.

Palestras e lançamento de livros na FEB-Rio de Janeiro, RJ

DEZEMBRO/2.014

O autor Wesley Soares Caldeira (de Montes Claros, MG) cumpriu programa doutrinário na sede da FEB, em Brasília, nos dias 6 e 7 de dezembro. Proferiu palestras e autografou sua obra, Da manjedoura a Emaús, recém lançado pela FEB Editora.


     Nos dois encontros o tema foi “União e Unificação” e foram dirigidos pelo presidente da FERGN, Éden Ernesto da Silva Lemos.

A FEB NA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO NORTE

DEZEMBRO/2.014

     Dois Encontros de Dirigentes em regiões extremas do Estado: em Mossoró e em Natal; evento na antiga casa de Auta de Souza e atual Escola Estadual Auta de Souza, em Macaíba; e palestra na comemoração do aniversário do ESDE, na sede da FERGN, foram as atividades desenvolvidas pelo presidente da FEB, Antônio Cesar Perri de Carvalho, a convite da Federação Espírita do Rio Grande Norte, entre os dias 21 e 23 de novembro. 


      No Encontro em Mossoró compareceram seis cidades que integram as Comissões Regionais Oeste e do Vale, e o evento foi na sede do Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho. Em Natal, na sede da FERGN, reuniram-se os dirigentes que integram as Comissões Regionais da Capital, do Sul, e do Norte. 


     Nos dois encontros o tema foi “União e Unificação” e foram dirigidos pelo presidente da FERGN, Éden Ernesto da Silva Lemos.

APRENDENDO NAS REUNIÕES MÉDIÚNICAS

Sylvio Lima de Mendonça é Presidente da USE-JUNDIAÍ - OUTUBRO/2.01

    A reunião mediúnica seguia os trâmites normais de todas as semanas: prece inicial, leitura de uma página evangélica, e os subsequentes comentários. No que se refere a esses comentários, quase todas as pessoas do grupo, movidas pelas emoções, com palavras inflamadas e vestidas de beleza poética, alongaram-se nas interpretações que, voltadas às suas próprias vidas, ao seu dia-a-dia, faziam com que lágrimas brotassem nos olhos e as palavras adquirissem entonação às vezes beirando uma interpretação dramática. A mensagem do Evangelho Segundo o Espiritismo era “Fora da Caridade não há Salvação”.

 

     Finalizada essa primeira parte, abrandou-se a intensidade da luz ambiente, prevalecendo leve e reconfortante penumbra; iniciada estava então a segunda etapa da reunião, aquela em que se abrem as comportas da sensibilidade mediúnica dos medianeiros, oferecendo espaço a que outras mentes, pela sintonia vibratória, conseguissem materializar seus pensamentos e emoções através da palavra escrita ou falada. Após um pequeno interregno de tempo um dos médiuns sentiu-se fortemente envolvido por emoções, sentimentos de  tristeza, e revolta, que lhe provocavam evidentes reações  somestésicas, quais sejam sudorese abundante, dor no peito, e confusão mental acentuada. Atendido que foi pelo passe, lentamente readquiriu o equilíbrio e o controle suficientes a que se completasse o acoplamento entre as mentes, dando sequência ao ato mediúnico. 
As primeiras palavras do comunicante soaram na sala de reunião  trazendo na entonação de voz emprestada pelo medianeiro ao visitante do plano extrafísico, um misto de tristeza e revolta.


- Hipócritas, eis o que são todos vocês!


     Aquelas palavras, ditas com a força do sentimento mais profundo, fizeram o trajeto entre a audição e a sensibilidade num tempo impossível de ser medido, tal o impacto que provocaram. Levamos, os encarnados, um tempo para que processássemos o sentido implícito (ou explícito?) no seu conteúdo e o que tudo aquilo provocaria em nós, em nossos mais recônditos sentimentos.
Prosseguiu o visitante: – “Na última experiência que tive aí na Terra, fui, durante muito tempo, um morador de rua; vi-me, por circunstâncias várias e que não vale a pena explicitar, jogado à sarjeta e, então, dependente de ajuda para obter meios de sobrevivência; dormia cada noite em um lugar, onde o sono me alcançava, alimentava-me com o que sobrava das mesas dos restaurantes ou fosse lançado ao lixo, ou ia de porta em porta mendigando as sobras do almoço ou do jantar das pessoas. Normalmente não encontrava muita dificuldade em conseguir o alimento para o corpo; porém, o que mais me doía era a atitude das pessoas diante daquele em desvantagem social. O prato de comida era-me entregue através de portões apenas entreabertos, mantendo uma distância segura entre eu e os benfeitores; afinal, alguém sujo, mal cheiroso, maltrapilho, representando a desventura anônima em pessoa, poderia lhes representar perigo.  Ao ouvir os diversos comentários feitos por vocês a respeito da passagem do Evangelho, fico a pensar quão grande é a distância entre o falar e o fazer. Hoje, neste lado da vida, foi-me dada a oportunidade do trabalho junto daqueles que, ainda no mundo de vocês, encarnados, perambulam sem rumo, descrentes da vida, de tudo. Despeço-me com um último apelo: coloquem em suas vidas o propósito de viver o Evangelho em todas as oportunidades que se apresentarem”.


     Ficou para todos nós, trabalhadores daquele grupo que se reunia às terças-feiras na Sociedade Espírita Luz e Amor, essa lição de vida e de atitude evangélica.


Nota: Esse espírito voltou várias vezes a se comunicar, identificando-se simplesmente por José, e se agora escrevo sobre esse acontecimento é com a sua autorização, que pedimos à época dos fatos.

Please reload