top of page

HISTÓRICO

PRIMEIRA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

 

Tudo começou conforme o abaixo:

20 de dezembro de 2.005:

 

          – "Esse espaço bem serviria para um Centro Espírita, não é, MARISE? Afinal muitos deles começaram nas garagens das residências; já este aqui começaria nesta sala do pavimento inferior da nossa casa".

 

          Todavia não pensávamos, seriamente, em efetivar tal ideia, uma vez que eu, JOEL, falara mais em tom de brincadeira que de veracidade, considerando a quantidade existente de Centros Espíritas nas cidades de ITUPEVA e JUNDIAÍ.

 

         Entrementes, eufórico, três dias depois, pela manhã, no mesmo local, enunciaria: "Vamos fundar um Centro Espírita!".

 

          Ela se surpreendeu, pois emudeceu e manteve seus olhos bem abertos e, na ocasião, parados, momentaneamente. E continuando a me fitar perguntou sem me dar tempo para respirar: "E que nome lhe daremos?". Nova admiração, pois me brotou dos lábios, espontaneamente: "CENTRO ESPÍRITA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ". O assunto estava encerrado. No instante seguinte a teoria se materializaria em ações.

 

          O compartimento, com apenas 20,00 m², passou a ser imediatamente limpo e preparado para a vinda do CENSN. Este seria inaugurado às 24:00h de 31 daquele mesmo mês. 

          Água e sabão, esfregões, perfume, pintura, iluminação, planejamento das estantes, muitas ideias e falações, bom ânimo,... Nunca passou em nossas mentes o pensamento da desistência.

 

          Em 26 chegou à nossa casa, inesperadamente, uma amiga paulistana, médium, a qual jamais passara as festividades das viradas de ano longe de seus familiares e, apresentando-se, disse-nos: "Vim passar o final de ano com vocês, caso me aceitem como hóspede".

 

          E assim, naquela saudosa última noite de 2.005, às 23:30h, iniciamos o culto do Evangelho Segundo o Espiritismo, sob a supervisão dos nossos Mentores já conhecidos e, após declararmos um para o outro o nascimento do CENSN, eis que se apresentou um Espírito afirmando-nos ser ele o seu Diretor e que sua respectiva Diretoria Espiritual já se encontrava constituída no Plano Maior. Seu nome: EUSÉBIO.

 

         Outra surpresa. Diante do fato inusitado, porém, em nossos íntimos, felizes com a notícia selamos, definitivamente, nossos compromissos. Acabara de vir à luz o último Centro Espírita de 2.005 e o primeiro de 2.006.

 

          Outras comunicações espirituais de nobres Espíritos lidadores da Seara Espírita foram-nos transmitidas naquela madrugada – cerca de doze –, patenteando-nos seus esforços comuns.

SEGUNDA  PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

 

          Na semana seguinte o Espírito EUSÉBIO determinou-nos realizar reuniões administrativas semanais a fim de traçarmos os delineamentos dos nossos primeiríssimos movimentos.

 

          Decorridos três meses eis que fomos novamente surpreendidos com sua notificação espiritual para nos apresentarmos à USE-Intermunicipal a fim de cerrarmos fileiras com ela ao mesmo tempo em que efetivaríamos a nossa integração nos Movimentos Espíritas Paulista e Brasileiro. Desde então jamais faltamos a uma Reunião Administrativa daquela entidade.

 

          Muitos fatos relevantes ocorreram a partir daquela primeira data, tais como: constituição da diretoria; implantação de trabalhos especializados na Área da Desobsessão (espíritos demenciados e drogados); Curso de Passes; Curso de Educação e Desenvolvimento da Mediunidade; Curso Sobre a Doutrina Espírita; Palestras Mensais; Grupo de Estudo do Evangelho; Grupo de Estudo do Livro dos Espíritos; Curso Sobre a Reforma Íntima; Curso de Espiritismo para Infância e Juventude; Grupo de Estudo da Bíblia, Curso de Preparação de Expositores, e a eclosão da mediunidade de cura em mim, em meados de 2.006.

Não podia acreditar!

 

          Em janeiro de 2.009, sua Presidenta, MARISE CEBAN, lançou, pela editora CEAC, seu 1º livro psicografado em parceria com o Espírito SOFIA, "SIBÉRIA, BERÇO DA RENOVAÇÃO". Foram quatro edição seguidas com cerca de 50.000 cópias vendidas. Na ocasião ocupou o 1º lugar no mercado literário espírita. 

 

     Três anos decorreram e, em janeiro de 2.009, num verdadeiro ato de ousadia, lançamos a “pedra fundamental” do que é hoje a atual sede do CENSN, inaugurado em 20 de fevereiro de 2.010. Foi uma data tão inesquecível quão tocante cerimônia cívica-religiosa.

 

          Em agosto de 2.009 a médium finalizaria a continuação do romance "SIBÉRIA, BERÇO DA RENOVAÇÃO" cuja edição, pela mesma editora, ocorreria em dezembro: "MAIS UMA VEZ É PRECISO RECOMEÇAR". Em ambas ocasiões estivemos na Editora CEAC, em BAURU/SP, proferindo palestras em seus lançamentos oficiais. 

          Três outros anos foram transpostos até o surgimento da Editora CENSN, a qual já lançou três títulos: “ROMA, de meus amores e minhas dores” (outubro de 2.012); “HUGO, o bárbaro” (fevereiro de 2.013); e “A Grande Sacerdotisa do Antigo Egito” (Out de 2.013).

 

          Já formamos duas Turmas de Médiuns (2 anos de duração), já fizemos dois Cursos de Passes (8 meses de duração e com monografias dos Alunos), já formamos 3 Turmas do ESDE, ministramos um Curso de Capacitação em Administração de Centro Espírita, e outro de Capacitação em Pedagogia Espírita, bem como dois Cursos de Expositores, e possuímos oito Grupos de Estudos variados em andamento.

 

          Realizamos ainda, em 21  janeiro de 2007, a 1ª Feira do Livro Espírita em ITUPEVA, na Praça São Paulo, no centro da cidade, seguidas de outras mais; cinco Noites das Pizzas; palestras semanais e mensais; participamos dos Congressos Espíritas Mundiais de 2.010 (VALENÇA/ESPANHA) e 2.013 (HAVANA/CUBA); fomos aos dois últimos Congressos Espíritas Brasileiros (BRASÍLIA/DF); participamos de várias Feiras de Livros; nosso Clube do Livro Espírita-SOFIA já soma 8 anos (em 2.013), 96 títulos, e 3.200 livros entregues; e já estamos indo para o sexto ano da Coluna Espírita (semanal), no jornal municipal. E caminhamos para o primeiro ano de participação semanal, na Feira da Cidade – dominical –, com a nossa barraca espírita cujos lucros são convertidos em atividades sociais.  Também já tivemos um programa televisivo regional.

 

          Eis a inscrição do nosso passado em nosso presente. 

O futuro nos aguarda com melhores esforços.

 

          Finalmente entendemos que é nosso dever ensinar, exemplificar, e divulgar, o Espiritismo, bem como acolher, consolar, esclarecer, e orientar, todo aquele que dele se aproximar.

 

 

        (*) O CENSN – CNPJ 09.488.494/0001-70 – encontra-se registrado na USE-SP sob o Cadastro 26688 da Carta de União, desde 07/05/2009, sendo parte integrante do Quadro de Organizações Unidas. 

bottom of page